HOMENAGEM - Maçonaria inaugura obelisco em rotatória
"As lojas maçônicas Acácia de Jaú e União e Caridade Jauense inauguram amanhã um obelisco com o símbolo da maçonaria na rotatória localizada no cruzamento das avenidas João Ferraz Neto e Isaltino do Amaral Carvalho. O evento será às 10h e vai comemorar o dia do maçom, celebrado no dia 20 de Agosto.
Segundo integrantes da maçonaria, o dia 20 foi escolhido para homenagear um dos líderes do movimento da Independência do Brasil, Joaquim Gonçalves Ledo. Segundo o advogado João Geraldo Paghete, o obelisco será um marco do trabalho desenvolvido pelos seus integrantes.
A maçonaria nasceu das confrarias de pedreiros construtores (principalmente de catedrais) da Idade Média, porém, hoje não está ligada a qualquer religião. Visa auxiliar a comunidade. A Loja Maçônica União e Caridade, por exemplo, auxilia a creche Jardim das Acácias, que é mantida pela Associação Legião Filantrópica.
A associação foi fundada pela Loja Maçônica União e Caridade e atende cerca de 70 crianças de idade entre 3 meses e 7 anos. A maçonaria auxilia também, entre outros grupos, moradores que vivem próximos à Vila Netinho."
Foi com a manchete acima que o jornal "O Comércio de Jahu" que circulou em 17 de Agosto de 2002 noticiou o evento relacionado à inauguração do Obelisco Maçônico na cidade de João Ribeiro de Barros.
Mais que um fato marcante, firmou-se o acontecimento como histórico, reunindo um sem número de irmãos das duas Lojas Maçônicas de nossa cidade.
Abaixo réplica do convite elaborado para marcar a data histórica.
O evento ocorreu na manhã de domingo do dia 18 de agosto de 2002 e fez parte do calendário de comemorações do 149º Aniversário de emancipação do Município de Jaú.
Participaram da inauguração componentes da Lojas Maçônicas "União e Caridade Jaunese" e "Acácia de Jaú", irmanados na iniciativa de ver concretizado o marco da maçonaria jauense.
Momento em que era descoberto o obelisco pelas autoridades.
A Prefeitura do Município de Jaú e a Câmara Municipal contribuiram sobremaneira para propiciar a realização da almejada obra, e fizeram-se representar pelo Vice Prefeito de Jaú Dr. Rui Pacheco de Almeida Prado, pela Secretária Municipal de Cultura e Turismo Sra. Lucy Rossi Monari e pelo Presidente da Câmara Dr. José Carlos Zanatto.
O evento foi abrilhantado pela participação dos atiradores do Tiro de Guerra da Cidade de Jaú, que enpunharam os pavilhões da Pátria, do Estado e do Município, ao som dos acordes do Hino Nacional Brasileiro, do Hino do Município e do Hino Maçônico.
Irmãos presentes à comemoração, tendo ao fundo o obelisco guardado por atirador do Tiro de Guerra de Jaú.
Discursaram brilhantemente na ocasião os irmãos Antonio Fernando Reginato e Sérgio de Oliveira Lima, além do Dr. Rui Pacheco de Almeida Prado, Vice-Prefeito de Jaú, o qual fez constar de seu discurso uma homenagem ao professor JÚLIO FRANK, cujo túmulo acha-se preservado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na Capital paulista.
Tal personagem foi protagonista de um movimento de estudantes universitários fundadores de uma Sociedade Secreta, em 1828, intitulada de "A Bucha", fraternidade inspirada na sociedade alemã "Burschenschaft".