JAÚ, SP - BRASIL
bethel12.fdj@gmail.com

Nosso Bethel .. o 12!!

Lírio do Jahu

NOSSA HISTÓRIA…

Lírio do Jahu

Nossa história começou em Ibitinga, cidade próxima, quando Deborah Fantini de “Alencar, conheceu e iniciou na ordem pelo Bethel #03 “Estrela de Ibitinga em 25/05/2002.  O seu pai, Tio Marques Antonio de Alencar trouxe aos demais Irmãos a oportunidade de conhecerem a Ordem chamando-os à visitação do Bethel #03 “Estrela de Ibitinga”. O Tio Renato José Berro, tendo contato com as Ordens paramaçônicas por meio dos DeMolay do Capítulo Monte Moriah, tendo sido um dos fundadores do Capítulo em Jaú, não teve dúvidas e quis conhecer e apresentar a Ordem à sua Filha Laís, com 15 anos na ocasião.

Em Junho de 2005, Laís Fernanda Berro iniciou em Ibitinga. Neste ano, o Bethel #03 “Estrela de Ibitinga” foi convidado a realizar a Cerimônia de dia dos Pais em Jaú, divulgando a Ordem já com a intenção de atrair novas filhas, tendo agora um grupo de pais, tios, tias e meninas muito interessados em fundar mais uma Ordem Paramaçônica na cidade. Os tios e tias eram motivados pelo fascínio que tinham pelos benefícios destes movimentos aos jovens, pois vinham acompanhando o crescimento do Capítulo Monte Moriah em Jaú. O interesse pela Ordem bateu forte em Isabela Mulero Faracco que iniciou em Novembro do mesmo ano.

Em contato mais freqüente com a Ordem, Laís e Isabela , estavam em Ibitinga a cada quinze dias. O coração dos envolvidos com as filhas imaginaram, então, unir esforços com outros Irmãos de Jaú que tinham filhas na idade para ingresso na Ordem, visando a fundação de um Bethel em Jaú.
“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” Jó, 42:2
Em Abril de 2006, foi a vez de Gabriela Pedroso, Lygia Helena Fonseca Bortolucci e Isabela Scatimburgo Polli iniciarem em Ibitinga. Agora sim, a ideia começava a sair de simples tentativa para a concretização. As atividades para angariar fundos para a fundação do novo Bethel e instigar meninas a fazerem parte da Ordem cresceu a todo o vapor. Tivemos total apoio do Conselho Guardião de Ibitinga e também do Tio Alexandre Schiavinatto – Tio Alcoro, como é carinhosamente chamado – Supremo Deputado Assistente para o Estado de São Paulo.
Em 23 de Setembro de 2006, o Bethel de Ibitinga realizou uma sessão de iniciação em Jaú, fazendo a iniciação de 12 meninas: Ana Clara Silveira; Ana Laura Buscariollo; Anna Maíra Massad Alves Ferreira; Bárbara Santa Olália Fernandes, Bianca Rodrigues Terrabuio; Camila Diz Nuvolari; Caroline Aranda Garcia; Heloísa Paulucci Casonato; Maria Fernanda Vicentini de Oliveira Romão; Marina Moi dos Santos; Patrícia Aroni; Paula Aroni.
O trabalho de incentivo aos pais para que divulgassem a Ordem para suas filhas foi possível graças ao Tio Renato José Berro e ao Tio Marques Antonio de Alencar que, insistentemente, buscaram falar com muitos tios, elogiando e enaltecendo o trabalho realizado pela ordem em prol das meninas, com parentesco maçônico. Assim, muitas lojas da região foram visitadas, irmãos foram contatados por telefone. As cidades da região que aderiram, no decorrer destes dez anos, além de Jaú, foram Barra Bonita, Dois Córregos, Mineiros do Tietê. Mais recentemente, ganhamos a adesão de Pederneiras, Bariri, São Manuel, Botucatu, Bocaina e Bauru.
A Loja União e Caridade Jauense foi quem abraçou a Ordem como representante junto ao Grande Oriente do Brasil, mas, como é de seu costume, dividiu com todas as lojas da Região a possibilidade de ingresso de meninas, independentemente de Rito ou potência, fazendo ainda com que houvesse mais união entre os Maçons. A Loja União e Caridade Jauense apoiou e fez questão de assumir o patrocínio do Bethel, cedendo seu endereço e instalações.
A documentação de Requisição para Autorização de Fundação do Bethel foi encaminhada aos Estados Unidos, por meio do Supremo Deputado Assistente para o Estado de São Paulo tio Alcoro, em 03 de outubro de 2006.
Tudo pronto para começar seus trabalhos, o Bethel UD “Lírio do Jahu”, de Jaú, São Paulo, Brasil teve sua INSTALAÇÃO E INSTITUIÇÃO DO BETHEL realizada pelo Bethel #03 “Estrela de Ibitinga” em 11 de fevereiro de 2007.

A ENTREGA DA CARTA CONSTITUTIVA aconteceu em 26 de setembro de 2007, durante o 5º COPABE em Ibitinga, consolidando com chave de ouro a parceria estabelecida com este Bethel que, por inúmeras vezes nos auxiliou em cerimônias de Posse das Oficiais, sendo Instaladoras e amigas fieis, sempre prontas a nos atender em todos os momentos, nas posses e até hoje.

Tivemos a grande oportunidade de realizar as sessões de Instalação de Dois Betheis: Bethel Nº16 ENCANTO E SABEDORIA de Itápolis em 2009 e o Bethel nº 25 Mizpah de Bauru em 2016. Para este último, tivemos o prazer de iniciar 22 meninas no B12 para, posteriormente, os tios e tias de Bauru darem início aos preparativos de fundação.

Nosso Bethel é grande e forte, não em quantidade, mas em qualidade das filhas e membros do Conselho que não medem esforços para que a Ordem continue crescendo e brilhando em Jaú e Região.

CURIOSIDADE SOBRE O B12

Você conhece a música “Piririm, piririm, piririm, o Jó ligou pra mim…”???

Foi feita pelo B12 e é cantada por muitas filhas de Jó pelo Brasil todo. Aliás, o B12 recebeu o título de “Bethel das Musiquinhas” pois nos COPABES tínhamos sempre uma paródia nova pra compartilhar com as irmãzinhas…

Piririm, piririm, piririm, o Jó ligou pra mim!
Piririm, piririm, piririm, o Jó ligou pra mim!
Quem é?
Sou eu filha de Jó e a sessão foi de arrasar (e o calor tá de arrasar – original)
vai ser na Maçonaria
que uma moda eu vou lançar
Vai ser moda DeMolay?
Não, não, “Filha de Jó”
Vai ser moda DeMolay?
Não, não, “Filha de Jó”
Eu já sou uma filhinha,
eu já sou uma filhinha,
eu já sou uma filhinha
Calma, calma, minha Rainha
Eu já sou uma filhinha,
eu já sou uma filhinha,
eu já sou uma filhinha
Calma, calma, minha Rainha